Fratura do Punho - Radio Distal

Fraturas do Punho - rádio distal, são bastante frequentes e tem uma distribuição bimodal, acometendo jovens e idosos.

Sobre a Fratura do Punho – Rádio Distal

A queda sobre o braço estendido é a causa mais comum da fratura do rádio distal e a osteoporose (doença que torna os ossos muito frágeis e mais suscetíveis a fraturas) torna uma simples uma queda em uma potencial fratura no punho. Por isso, pessoas com mais de 60 anos de idade, que caem da própria altura, sofrem muitas fraturas do rádio distal.

Outras situações bastante comuns de ocorrer a fratura do rádio distal, mesmo em pessoas com uma qualidade óssea saudável, são decorrentes de fortes traumas na região. Acidentes de carro, quedas de motocicletas e bicicletas, são exemplos de situações que resultam em fratura.

O que acontece com a Fratura do Punho?

Ocorrido o acidente que fraturou o punho, a pessoa sente dor imediata, dor a palpação de forte intensidade, além de hematoma e inchaço. O punho pode ficar com uma orientação incomum ou angulada (deformidade), dependendo do tipo e grau da fratura.

Quem está mais Suscetível a sofrer a Fratura do Punho?

A fratura do punho tem incidência maior em homens de 05 a 24 anos, devido a acidentes de alta energia como queda de moto ou bicicleta / acidente de carro / quedas de grandes alturas / práticas esportivas.

Já em idosos ocorrem traumas de baixa energia, como queda de própria altura apoiando sobre a mão espalmada no chão. Nesta faixa etária, o fator de risco principal é a osteosporose, associado aos riscos de queda, principalmente domiciliar.

A osteoporose é uma condição que diminui a densidade óssea em determinadas regiões ósseas do corpo como quadril, coluna lombar e radio distal propiciando a fraturas em situações de queda de própria altura, ou seja trauma de baixa energia, muito comum nesta faixa etária.

Como é o tratamento?

O tratamento inicial deve ser realizado em serviço de urgência. Dependendo da lesão, o paciente deverá utilizar uma tala ou um gesso da axila ao punho por um período de 4 semanas. Esse gesso acaba por imobilizar também o cotovelo . Depois desse período, passa-se a utilizar por aproximadamente 2 semanas uma tala antebraquiopalmar.

Somente a partir desse período, o paciente poderá retomar atividades simples e rotineiras (dirigir, lavar uma louça…), sem o uso de tala. Ressalta-se que caberá ao seu médico a orientações sobre a retomada da rotina em sua vida, desde movimentos simples e sem esforço da região fraturada, e também de movimentos e exercícios mais vigorosos (o que normalmente ocorre depois de 12 semanas do início do tratamento.

Como é a Cirurgia da Fratura do Punho?

O tipo de fratura é quer irá determinar as opções cirúrgicas e os materiais a serem utilizados para posicionar e manter os ossos na posição correta até sua consolidação. Entre esses materiais, poderão ser utilizados:

gesso;

pinos metálicos (normalmente de aço inoxidável ou titânio);

placa e parafusos;

fixador externo (Tem como objetivo segurar os ossos na posição correta para que possam consolidar);

qualquer combinação dessas técnicas.

A avaliação individualizada é que irá determinar a melhor técnica a ser utilizada. Da mesma forma, o material a ser utilizado será definido pelo seu cirurgião.

A recuperação e resultados da cirurgia

Tendo em vista o fato de que os tipos de fratura distal do rádio são os mais variados, e existem, da mesma forma, amplas opções de tratamento, a recuperação dependerá sempre de cada situação e de cada paciente. Seu cirurgião terá todas as condições de repassar a você, informações individualizada sobre seu programa de recuperação. bem como sobre seu retorno às atividades rotineiras.

ATENDIMENTO

Fratura do Punho em Porto Alegre

O Dr. Stefan Zolin realiza consultas relacionadas a Fratura do Punho em Porto Alegre:

Porto Trauma: Av. Assis Brasil, 1672 – Passo D’Areia – Fone: (51) 3341-0729.

ATENDIMENTO

Fratura do Punho em Florianópolis

Dr. Stefan Zolin realiza consultas sobre Fratura do Punho em Florianópolis:

InCOT: Av. Mauro Ramos, 901, Centro – Fone:(48) 3222-0901.

Revitalle Centro Médico: R. Gen. Estilac Leal, 122 – Coqueiros – Fone:(48) 3240-0303.

CT Ortopédico Florianópolis: Rua Cap. Amaro Seixas Ribeiro, 58 – Santa Monica – Fone:(48) 3364-0800.

Agende sua consulta e esclareça todas as suas dúvidas sobre o procedimento.

Dr Stefan Zolin - Especialista em Cirurgia de Mão e Microcirurgia em Florianópolis

Dr. Stefan Zolin

Especialista em Cirurgia de Mão e Microcirurgia

Médico ortopedista, com graduação em Medicina na UFRGS (2006). Especializado em Traumatologia no Hospital Tatuapé, em São Paulo, e em Cirurgia da Mão e em Microcirurgia na Santa Casa de São Paulo (2008 a 2012).É membro da Sociedade Brasileira da Cirurgia da Mão e da Sociedade Brasileira de Microcirurgia.

Agende sua Consulta

Quero Agendar

Porto Alegre

Porto Trauma
Av. Assis Brasil, 1672
Bairro: Passo D’Areia
Fone:(51) 3341-0729.

Florianópolis

InCOT
Av. Mauro Ramos, 901,
Bairro: Centro
Fone:(48) 3222-0901

Revitalle Centro Médico
R. Gen. Estilac Leal, 122
Bairro: Coqueiros
Fone:(48) 3240-0303.

CT Ortopédico Florianópolis
Rua Cap. Amaro Seixas Ribeiro, 58
Santa Monica
Fone:(48) 3364-0800

Agende sua Consulta

Agende sua consulta com o Dr. Stefan Zolin - Especialista em Cirurgia de Mão e Microcirurgia!