Sobre a Rizartrose
A rizartrose é uma forma de artrose que atinge as mãos, mais especificamente na região da base do polegar (articulação trapézio-metacarpiana), e é importante causa de baixa qualidade de vida em homens e mulheres.
Assim como todas as artroses do corpo humano, como nos joelhos, quadris e coluna vertebral, elas se caracterizam por serem doenças crônicas , que evoluem de forma progressiva, degenerando com o tempo a articulação. É um problema que não tem cura. Porém, existem tratamentos que aliviam e melhoram a qualidade de vida dos pacientes.
Qual o tratamento para Rizartrose?
O tratamento vai depender do grau da sintomatologia (dor), atividades diárias/profissão e da idade do paciente. De uma maneira geral, o tratamento é realizado inicialmente, de forma conservadora, tal como: mudanças no estilo de vida, uso de antiinflamatórios via oral, reabilitação com terapeuta de mão/fisioterapeuta, infiltrações locais com corticosteróides e repouso articular com uso de órteses especificas para o polegar.
Muitos casos evoluem lentamente na progressão dos sintomas, ocorrendo uma adaptação como forma de controle com melhora na qualidade de vida.
Caso não se obtenha alívio ou melhora dos sintomas durante um determinado tempo com estas medidas, o tratamento cirúrgico é uma solução alternativa para estes casos.
Cabe lembrar que na maioria das vezes este procedimento é reservado aos casos mais avançados com indicação específica a pacientes mais jovens.
Como são os resultados com a cirurgia?
De uma maneira geral, os resultados da cirurgia são bons, com uma melhora na qualidade de vida, o que inclui melhora da dor e retorno as suas atividades diárias.

Dr. Stefan Zolin
Especialista em Cirurgia de Mão e Microcirurgia
Médico ortopedista com graduação em Medicina na UFRGS (2006). Especializado em Traumatologia no Hospital Tatuapé, em São Paulo, e em Cirurgia da Mão e em Microcirurgia na Santa Casa de São Paulo (2008 a 2012).É membro da Sociedade Brasileira da Cirurgia da Mão e da Sociedade Brasileira de Microcirurgia.